Olá, bom dia!
Acabei de me cadastrar neste fórum relacionado à mais importante suíte de aplicativos da atualidade. Sou um usuário apenas mediano (e olhe lá! devo estar sendo otimista nesta definição, rsrs) e estou com um problema relacionado à comparação de dados em planilhas. Trata-se de um trabalho que visa a otimizar as despesas do órgão público onde trabalho.
Vou tentar ser o mais detalhado possível:
-
Em um arquivo, estou trabalhando com 3 planilhas, cada uma com diversos dados relacionados a um determinado ano. Exemplo: uma planilha com nome 2017, onde estão apresentados os dados relativos aos gastos por subelemento de despesa (para quem não é da área pública, trata-se da forma mais detalhada de aplicação de recursos públicos, considerando o Manual de Classificação da Despesa Pública, padronizado conforme STN); outra planilha com o nome 2016 contendo os mesmos itens (colunas, linhas etc); e outra planilha com o nome 2015 contendo a mesma coisa;
-
Esses gastos são apresentados conforme Unidade Gestora (secretaria, empresa estatal etc), programa de governo, ação dentro de cada programa e, finalmente, o subelemento. Sendo assim, cada planilha possui as mesmas colunas, portanto o cabeçalho é padrão, comum a todas elas;
-
Já as linhas podem ter dados diferentes entre si, considerando que um determinado órgão público pode ter comprado algum produto usando um certo subelemento de despesa em 2015 mas não o fez em 2016. E vice-versa;
-
Preciso comparar as despesas de cada planilha conforme solicitação do meu chefe. Dessa forma, se ele me perguntar “quanto cada órgão gastou com telefonia nos 3 anos”, eu uso os filtros de cada uma das planilhas. Todas as 3 planilhas possuem filtros em cada coluna e que, individualmente (por planilha), me permitem separar todas as linhas (ou seja, todas as despesas por órgão);
-
No entanto, ao fazer esse tipo de pergunta, meu chefe quer o comparativo por ano. Para fazer isso, eu sempre tenho de: a) usar o mesmo filtro em cada planilha; b) copiar o resultado filtrado; c) colar o resultado em outra planilha; d) fazer toda essa sequência para cada uma das 3 planilhas. Ou seja, é um trabalho manual a ser feito para cada tipo de pergunta que meu chefe fizer.
Portanto, o que eu preciso é automatizar essa rotina, de preferência tendo uma quarta planilha (provavelmente dinâmica) que englobe os dados das outras 3 (planilhas-fonte, digamos assim) e que me permita filtrar tudo o que eu desejar saber. Pesquisei e vi que há um tipo de programa chamado ACL e que é usado para fazer esse tipo de cruzamento de informações. Mas esse programa é super caro e, cá pra nós, em se tratando de dinheiro público eu sempre priorizo o uso de ferramentas OpenSource. Por isso, conto com vocês para tentar resolver esse problema.
Desde já, agradeço imensamente a ajuda! Grande abraços a todos!