Como concatenar duas fórmulas em uma única frase como resposta?

Bom dia pessoal,

Configuração atual:
Version: 7.2.5.2 (x64) / LibreOffice Community
Build ID: 499f9727c189e6ef3471021d6132d4c694f357e5
CPU threads: 4; OS: Windows 10.0 Build 19043; UI render: Skia/Raster; VCL: win
Locale: pt-BR (pt_BR); UI: pt-BR
Calc: CL

Estou precisando de ajuda ou dica de onde procurar o assunto para eu concluir uma planilha.
Basicamente, tenho uma tela onde um funcionário preencha os campos: fruta, verdura, legume e funcionário.
E este funcionário recebe na própria tela UMA ÚNICA RESPOSTA, contendo duas observações: 1º) se um ou mais campos estão preenchidos, e 2º) se os produtos preenchidos existem ou constam no cadastro.
Estas duas observações eu consegui resolver, mas separadamente.
Enfim, a minha dificuldade é concatenar as duas fórmulas para que saia a resposta em uma única frase.

Segue planilha.

Desde já, agradeço.

[Forum] - Verificação do conteúdo de planilha.ods (19.3 KB)

Me confundi na planilha…

Quais as duas células a concatenar ?

O funcionário preenche F2 até I2. Recebe a observação em G4. O funcionário só trabalha nestas células.

Na retaguarda, tem-se o cadastro dos produtos (B9:D11). O funcionário não tem acesso e nem sabe o conteúdo do cadastro. As fórmulas estão em F16 até I16. Estas células com as 4 fórmulas, são concatenadas na célula G4 para que o funcionário possa ler.
No teste de mesa, coloquei 7 diferentes respostas esperadas, conforme os campos são preenchidos.
Cada resposta sempre faz duas análises: se o campo está preenchido ou vazio; e, quando está preenchido verifica se o produto existe no cadastro ou não.
A resposta é uma combinação de 2 informações ou 2 termos:
preenchido ou vazio + existe produto preenchido ou não existe produto preenchido.
Quando todos os campos estão vazios (1º termo) não há por que informar o 2°termo.
Quando todos os campos estão preenchidos (1º termo) e se todos os produtos existem no cadastro (2º termo) nada há a ser observado. Está tudo correto.

As 2 verificações quanto ao preenchimento das células F2 até I2 estão em B24 e B25. Eu não consegui concatenar estas duas fórmulas para que a resposta (ou observação) seja igual às diferentes respostas esperadas exemplificadas em G33 até G39.

Para diminuir erros e facilitar a digitação do usuário, nas células F2, G2 e H2, coloque Validação de dados com base no que tem ( listas B9:D13 ).

Assim só pode escolher o que tem.

5647

Não vai precisar conferir se o escolhido existe.

Arquivo exemplo usando validação, vide observação na planilha.

[Forum] - Verificação do conteúdo de planilha_GS.ods (34.5 KB)

1 Like

Obrigado pelo auxílio Schiavinatto! Ficou bom para o “hipotético funcionário”! :slightly_smiling_face:
Mas para fins de aprendizado, vou continuar tentando elaborar a concatenação de duas fórmulas com texto.
Abraços.

2 Likes

Amigos, após a colaboração do Schiavinatto (com “validação de dados”) resolvi revisar e simplificar a planilha (versão #v2), caso alguém se interesse e tenha uma situação semelhante.
[Forum] - Verificação do conteúdo de planilha #v2.ods (11.7 KB)

2 Likes

Bom dia amigos!
Voltando ao tópico “Como concatenar duas fórmulas em uma única frase como resposta” informo que consegui fazer o que eu queria, mas do “meu jeito, de aprendiz”!
Na aba “Tela do Usuário” da planilha anexa, após o(a) funcionário(a) preencher os campos B5 até E5 ele(a) recebe uma observação no campo C8, conforme dados do cadastro (vide aba “Cadastro”) e dados do estoque (vide aba “Estoque”).
Esta observação, do campo C8, é formado por 2 informações concatenadas: a) se os campos B5 até E5 estão vazios, e b) o estoque dos produtos.
Mas para dar certo tive que fazer uma planilha auxiliar: vide células B3, C3 e D3, na aba “Fórmulas auxiliares”. Ainda nesta aba, fiz - em separado - a observação 1 (C5), que verifica os campos vazios; e, a observação 2 (C7), que verifica os estoque dos produtos.
Para conseguir a informação final (C8) na aba “Tela do Usuário” concatenei estas 2 fórmulas, em C5 e C7, da aba “Fórmulas auxiliares”.
Por fim, a minha dúvida é: eu consigo este resultado sem precisar criar a aba “Fórmulas auxiliares”?
Ou perguntando de outra forma: é possível obter a mesma resposta com uma única fórmula na célula C8, da aba “Tela do Usuário”? Ou alguém teria outra solução para compartilhar com todos?
Segue a planilha.

[Forum] - Verificação do conteúdo de planilha #v2.ods (13.1 KB)

Em C8

=CONCATENAR(SE(CONT.SE(B5:E5;"")=0;"";"Falta(m) informar: "&UNIRTEXTO(", ";1;SE(B5="";B4;"");SE(C5="";C4;"");SE(D5="";D4;"");SE(E5="";E4;"")))&".";"  ";" Nº de unidade(s) no estoque: "&UNIRTEXTO(", ";1;SEERRO(PROCV(B5;Estoque.$B$3:$C$11;2;0)&" de "&B5;"");SEERRO(PROCV(C5;Estoque.$B$3:$C$11;2;0)&" de "&C5;"");SEERRO(PROCV(D5;Estoque.$B$3:$C$11;2;0)&" de "&D5;"")))

[Forum] - Verificação do conteúdo de planilha #v2_GS.ods (14.6 KB)

1 Like

Sensacional Schiavinatto!
Assim como os matemáticos, eles não se preocupam somente com a solução de um problema através de fórmulas, mas preocupam-se com a “elegância” da fórmula. Como eu disse, consegui resolver do “meu jeito, de aprendiz”. Mas nada como a experiência e conhecimento de um expert para reescrever a fórmula em uma única célula…com elegância!
Vou estudá-la detalhadamente, através do Assistente de Função, para assimilar o algoritmo e a lógica das diferentes partes da fórmula.
A planilha ficará aqui para ser compartilhada com outros que queiram resolver um pequeno problema com uma grande solução!
Mais uma vez, obrigado!
Abraços!

Ops… @rkerber … segue uma correção na formula, faltava a parte que confere se alguma fruta não foi escolhida, para não gerar a informação sobre o estoque…

=CONCATENAR(SE(CONT.SE(B5:E5;"")=0;"";"Falta(m) informar: "&UNIRTEXTO(", ";1;SE(B5="";B4;"");SE(C5="";C4;"");SE(D5="";D4;"");SE(E5="";E4;"")))&".";" ";SE(CONT.SE(B5:D5;"")=3;"";" Nº de unidade(s) no estoque: "&UNIRTEXTO(", ";1;SEERRO(PROCV(B5;Estoque.$B$3:$C$11;2;0)&" de "&B5;"");SEERRO(PROCV(C5;Estoque.$B$3:$C$11;2;0)&" de "&C5;"");SEERRO(PROCV(D5;Estoque.$B$3:$C$11;2;0)&" de "&D5;""))))

Sobre escrever formula em uma célula, só no final do processo que é possível. O desenvolvimento é todo em partes, como você fez, quando se alcança o resultado, junta-se tudo trocando as referencia de células pelas formulas, nelas contidas. Uma a uma e testando.

2 Likes

Ah, certo Schiavinatto! Mais uma vez, obrigado!

2 Likes

[Forum] - Verificação do conteúdo de planilha #v2.ods (13.1 KB)

1 Like