Olá
No Libreoffice calc, tenho uma folha com os seguintes dados: A1=VERMELHO; A2=AZUL+PRETO; A3=AZUL; A4=VERMELHO+PRETO; A5 BRANCO; A6=AZUL+PRETO; A7=AMARELO; A8=BRANCO. Pretende-se que sempre que eu introduza dados no intervalo A1:A8, que no intervalo B1:B8, sejam indicados os resultados obtidos através de uma fórmula que analise e elimine as cores repetidas no intervalo A1:A8 e ao mesmo tempo não deixe espaços vazios entre as linhas, no intervalo de resposta compreendido entre B1 e B8, começando por B1. Neste caso por exemplo a resposta seria: : B1=VERMELHO; B2=AZUL+PRETO; B3=AZUL; B4=VERMELHO+PRETO; B5 BRANCO; B6=AMARELO ( porque AZUL+PRETO, já estava repetido em B2); B7=( fica vazia porque BRANCO já estava repetido em B5 ); B8= ( fica vazia porque não existem mais cores no intervalo A1:A8.
Agradecia uma fórmula para executar estas operações automaticamente.
Obrigado
Obrigado pela sugestão mas confesso que fiquei um pouco confuso com a resposta. Entretanto a resposta de gaetanopr é a que pretendo.
Olá, experimente o arquivo anexo, criei um nome definido para a área A1:A8 (LISTA) a fórmula é matriz inserida no intervalo B1:B8
LISTA_ÚNICA.ods (13.1 KB)
Obrigado pela sugestão. Era exatamente isso que pretendia. Mas aproveito para perguntar: é possível executar as mesmas operações, mas existindo uma célula em branco no intervalo A1:A8?
Ok já entendi a lógica.
Obrigado
TABELA.ods (8.4 KB)
Agradecia a vossa ajuda novamente sobre o mesmo tópico.
Eu não estou a conseguir transpor a mesma lógica para uma tabela com as mesmas condições, mas agora com uma disposição vertical. Eu até anexo um exemplo do layout que pretendo. Nos meus resultados fico sempre com uma linha em branco na tabela da coluna I, quando apago um valor na coluna E, que é onde são inseridos os dados. Será possível seguir a mesma lógica da anterior solução e impedir células em branco na coluna I, bem como evitar possíveis repetições existentes na coluna G que é uma cópia da coluna E ?
Obrigado
Quando digo evitar possíveis repetições existentes na coluna G, que é uma cópia da coluna E, refiro-me aos resultados que depois aparecem na coluna I .
Ok obrigado. Já testei mas continuo com um problema que é facto de que se o valor de alguma das células na coluna L ficar vazia, o ordenamento da coluna M não compensa e a célula na coluna M correspondente à coluna L fica também vazia. Suponho que o problema é devido ao facto que os dados na coluna L provêm de uma outra coluna onde são feitos os cálculos. Ou seja, nas células em L eu meti L7=K7 e sucessivamente? Será esse o problema? Para o ordenamento funcionar os dados em L devem ser introduzidos manualmente?
Teste a versão 4
Toda a coluna L e vinculada a K
Formulas alteradas em O8:O14
NFonseca_ask_96792_V4.ods (13.8 KB)
Funciona perfeitamente. Quero aqui publicamente lhe dar os parabéns. É um verdadeiro mestre. Fico a aguardar os seus vídeos no youtube.
Um abraço e obrigado